Início >> Notícias

Notícias

Iterpa vai georreferenciar 400 lotes em Prainha e entregar cerca de 30 títulos de terras no município

O Instituto de Terras do Pará (Iterpa) começa a georreferenciar no mês de outubro 400 lotes individuais no município de Prainha, na Calha Norte paraense, a fim de beneficiar pequenos produtores rurais. O órgão também vai entregar cerca de 30 títulos de terras na região. A informação foi dada hoje, 17, pelo presidente da autarquia, Daniel Lopes, ao receber em seu gabinete o prefeito do município, Davi Xavier, acompanhado do vereador Demétrio Ferreira e do assessor técnico da prefeitura, Dinaldo Pedroso.

Iterpa entrega títulos de terras em Dom Eliseu e Paragominas

No próximo sábado (19) o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) entregará a 62 famílias de pequenos e médios produtores rurais dos municípios de Paragominas, Dom Eliseu, Ulianópolis e Ipixuna do Pará os títulos definitivos de suas terras

A emissão desses documentos é resultado de uma força-tarefa iniciada pelo Iterpa para avançar no processo de regularização fundiária do Estado. Nos últimos dois anos e meio, o órgão já concedeu em torno de 2.200 títulos de terras, superando os 1.800 entregues no quadriênio 2011-2014.

Iterpa em reta final de mudança à sede própria

Até final do mês, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) espera concluir a fase de mudança à sede própria do órgão, localizada na avenida Augusto Montenegro, onde antes funcionava a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O novo prédio, possui quatro blocos, sendo que três foram reformados e adaptados e, o quarto, totalmente construído para abrigar o arquivo fundiário da autarquia e a cartografia.

Iterpa agradece participação dos servidores na campanha "Leia. Mude sua história"

Foi muito boa a participação dos servidores do Instituto de Terras do Pará na campanha “Leia. Mude sua história. Compartilhe livros”, promovida pelo Governo do Pará. Foram arrecadados cerca de 200 livros entregues ao projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado.

Reunião busca soluções para áreas em conflito no Estado

Reunião entre o Instituto de Terras do Pará, Ouvidoria Agrária Nacional e representantes do Movimento Liga dos Camponeses Pobres do Pará (LCP) discutiu uma série de providências a serem tomadas em relação a algumas áreas em situação de conflito no Estado, entre elas, a Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D'arco, região do Sul do Pará, onde trabalhadores rurais foram mortos por policiais, em maio passado.