Início >> Noticia >> Técnicos do Iterpa começam ser treinados para operar o Carf

Técnicos do Iterpa começam ser treinados para operar o Carf

Seis técnicos do Instituto de Terras do Pará começam a ser treinados nesta terça-feira, 14, para operar a primeira fase do sistema do Cadastro Rural Fundiário (Carf), plataforma digital que vem sendo implementada pelo órgão a fim de agilizar o processo de regularização fundiária do Estado. O treinamento dos servidores será feito pela empresa Terras App Solution, que irá prepará-los para utilização do módulo cadastro, software construído pelo Instituto do homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para viabilizar o cadastramento das propriedades rurais no sistema.

Após a obtenção desse conhecimento, os técnicos seguem, ainda este mês, para os municípios de Moju e Acará, na região do Baixo Tocantins, onde o Iterpa inicia o projeto piloto que vai testar na prática o funcionamento do módulo. Nesta fase, entre outros procedimentos, será feito o cadastramento de propriedades rurais e o treinamento de técnicos do governo, da prefeitura e de sindicatos rurais para que o Iterpa possa avaliar o funcionamento do software e ampliar o trabalho para outros municípios paraenses.

Depois do módulo cadastro, o Carf  se concentrará nos módulos análise, monitoramento e transparência que são as outras fases do sistema. Quando concluído, o Carf dará um mosaico da ocupação das terras do Estado, representando uma nova fase no processo de regularização fundiária no Estado. O sistema está fase de desenvolvimento e a previsão é de que seja concluído no ano que vem, sendo hoje uma das prioridades do Instituto, juntamente com a nova sede que será inaugurada no primeiro semestre deste ano.

O Car Fundiário é um modelo ampliado do Cadastro Ambiental Rural (Car), em execução pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.Os técnicos que participam do treinamento são Brenna Monteiro, Gleicy Rocha, James Silva, Kátia Ohashi, Sannah Birani e Rui Almeida.