Início >> Noticia >> Iterpa irá apresentar metodologia do Cadastro Fundiário aos representantes dos municípios do projeto piloto

Na próxima semana, a direção do Instituto de Terras do Pará irá se reunir com representantes das prefeituras de Moju e Acará, programa Municípios Verdes e Ministério Público Estadual para apresentar a metodologia do primeiro módulo do Cadastro Rural Fundiário (Carf), sistema de base digital que começa a ser aplicado nos dois municípios, em fase piloto, ainda este mês. Nesta sexta-feira, 17, o presidente do Iterpa, Daniel Lopes, e a diretora de Gestão de Desenvolvimento Agrário e Fundiário, Mariceli Flexa, reuniram-se com representantes do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para discutir a proposta de cronograma de trabalho que também será apresentada na reunião. “Vamos informar como será o trabalho do Carf e dar conhecimento da metodologia que será trabalhada para implantação do sistema”, informou Mariceli Flexa.

A fase que irá iniciar é a do módulo cadastro que, entre outros procedimentos, prevê o cadastramento de propriedades rurais e o treinamento de técnicos do governo, da prefeitura e de sindicatos rurais para que o Iterpa possa avaliar o funcionamento do software e ampliar o trabalho para outros municípios paraenses.

Depois do módulo cadastro, o Carf  se concentrará nos módulos análise, monitoramento e transparência que são as outras fases do sistema. “O Carf  é mais um passo em direção à modernização do Iterpa, que caminha em consonância com o projeto Pará 2030, plano estratégico de desenvolvimento sustentável coordenado pelo Governo do Pará”, explicou o presidente Daniel Lopes.

O Carf está fase de desenvolvimento e a previsão é de que seja concluído no ano que vem, sendo hoje uma das prioridades do Instituto, juntamente com a nova sede que será inaugurada no primeiro semestre deste ano.