Início >> Noticia >> Iterpa entrega títulos de terras no Baixo Tocantins e Sudeste do Pará
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Iterpa entrega títulos de terras no Baixo Tocantins e Sudeste do Pará

O Instituto de Terras do Pará entrega amanhã, 12, na região do Baixo Tocantins, 59 títulos de terras para beneficiar famílias de pequenos agricultores das comunidades de Camiri e Santa Maria do Icatu, no município de Igarapé Miri. Também entrega títulos a 105 famílias do Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista Cataiandeua, do município de Abaetetuba.

A programação contará com a presença do governador Simão Jatene e do presidente do Iterpa, Daniel Lopes, que entregam ainda esta semana títulos referentes a 120 lotes do Projeto Estadual de Assentamento Sustentável (PEAS) Lourival Santana, em Eldorado dos Carajás, e 12 títulos em Marabá e Paraupebas.  Os PEAS são áreas trabalhadas em regime de economia familiar que utilizam racionalmente os recursos naturais existentes, cumprindo a função socioeconômica e ambiental da terra.

 “A titulação dessas áreas é mais um importante passo que o Governo do Pará dá no sentido de avançar no processo de regularização fundiária no Estado”, afirma Lopes, informando que no período de 2015 a 2017, o Iterpa já entregou cerca de 3 mil títulos a pequenos produtores rurais, quase o dobro do que foi entregue no período de 2011 a 2014. O órgão também criou 11 assentamentos, titulou quatro comunidades quilombolas e incorporou ao patrimônio do Estado mais de 1,5 milhão de hectares de área, além demarcar mais de 1.800 lotes de terras em dez municípios, beneficiando mais de 10 mil famílias. 

A entrega de mais esse montante de títulos faz parte da força tarefa iniciada pelo órgão para avançar no processo de regularização fundiária do Estado. Dentro dessa meta, em torno de 740 títulos estão em processo de finalização para serem entregues e beneficiar famílias dos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Castanhal, Eldorado dos Carajás, Goianésia, Igarapé Acu, Igarapé Miri, Marabá, Moju, Parauapebas, Portel, Redenção, Rondon do Pará, Santo Antônio do Tauá e Tailândia.