Início >> Noticia >> Iterpa entrega títulos coletivos às comunidades de Juruti e Prainha nesta quinta-feira
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Iterpa entrega títulos coletivos às comunidades de Juruti e Prainha nesta quinta-feira

O Instituto de Terras do Pará entrega nesta quinta-feira, 25, em Santarém, no Baixo Amazonas, dois títulos coletivos de terras para beneficiar 644 famílias de comunidades dos municípios de Juruti e Prainha. A entrega será feita pelo governador Simão Jatene e pelo presidente do Iterpa, Daniel Lopes, que viajam para cumprir agenda na região. O ato será realizado no Centro Regional de Governo do Oeste Paraense, em Santarém, a partir das 9 horas.  

O título coletivo de Juruti vai contemplar 580 famílias do Assentamento Estadual Agroextrativista (Peaex) gleba Mamuru, criado em 2016 pelo governo para assegurar aos beneficiados o direito à terra e a melhoria das condições de vida local.  Já o título coletivo de Juruti vai atender os moradores do Assentamento Estadual Agroextrativista Vila Nova, beneficiando um total de 64 famílias.

A entrega dos documentos é mais uma etapa da força tarefa que vem sendo realizada pelo órgão para agilizar o processo de regularização fundiária no Estado. Somente em 2017 foram quase 1.000 títulos entregues, mais da metade do que foi entregue no período de 2011 a 2014 e 30% a mais do que foi entregue em 2016. “A entrega desses títulos coletivos é mais um importante passo que o Governo do Pará dá no sentido de avançar no processo de regularização fundiária no Estado”, afirma Lopes, informando que no período de 2015 a 2017, o Iterpa entregou cerca de 3 mil títulos a pequenos produtores rurais. O órgão também criou 11 assentamentos, titulou quatro comunidades quilombolas e incorporou ao patrimônio do Estado mais de 1,5 milhão de hectares de área, além demarcar mais de 1.800 lotes de terras em dez municípios, beneficiando mais de 10 mil famílias.