Início >> Noticia >> Iterpa em reta final de mudança à sede própria
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Iterpa em reta final de mudança à sede própria

Até final do mês, o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) espera concluir a fase de mudança à sede própria do órgão, localizada na avenida Augusto Montenegro, onde antes funcionava a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). O novo prédio, possui quatro blocos, sendo que três foram reformados e adaptados e, o quarto, totalmente construído para abrigar o arquivo fundiário da autarquia e a cartografia. Para a inauguração, falta apenas a empresa contratada finalizar a instalação dos aparelhos de ar condicionado, o que deve ocorrer até o mês de setembro. Após isso, será marcada a data da inauguração.

Na atual sede, os servidores estão ajudando a encaixotar os documentos e identificando os móveis para facilitar o transporte ao novo prédio. Tudo está sendo feito por etapa para que nenhum serviço oferecido ao público nesse período seja interrompido. Já foram enviados à sede própria o arquivo fundiário e parte dos equipamentos do setor da Tecnologia da Informação (TI). A próxima fase é o acervo do setor jurídico, seguido dos demais conforme cronograma pré-aprovado. 

Na última sexta-feira, o presidente do órgão, Daniel Lopes, reuniu com os servidores do órgão para explicar os procedimentos de mudança e tirar todas dúvidas sobre o processo de transferência. Ele também foi de sala em sala acompanhar os trabalhos e orientar o que deve e o que não deve ser levado à nova sede. Móveis e equipamentos que estiverem deteriorados por excesso de uso serão enviados ao patrimônio do Estado para posteriormente serem levados à leilão, se for o caso.

“Estamos trabalhando para que seja iniciada uma nova fase no trabalho de regularização fundiária no Estado”, disse o dirigente, informando que no novo prédio o setor de informática foi modernizado e foi instalada uma rede lógica completa para garantir os avanços que a área fundiária precisa. “O nosso banco de dados ficará ligado diretamente ao Prodepa, o que irá garantir a segurança do sistema”, reforçou. Móveis e equipamentos novos também foram adquiridos e vão se juntar ao acerto já existente.      

A construção da nova sede foi autorizada pelo governador Simão Jatene em 2015 por ocasião dos 40 anos do Iterpa a fim de tornar realidade esse antigo sonho dos servidores.