Início >> Noticia >> Iterpa avança na implantação do Sistema de Regularização Fundiária
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Iterpa avança na implantação do Sistema de Regularização Fundiária

Até o final deste semestre começa a funcionar o primeiro módulo do Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária (Sicarf), de base digital, que dará um mosaico da ocupação de terras do Estado, além de funcionar como um banco de dados inovador do setor. A previsão é do técnico do Instituto de Terras do Pará, José Hilton Cunha, que coordena a implantação do sistema no órgão.

Desde a última terça-feira, servidores da autarquia participam de reunião com a empresa responsável pelo software para definir os requisitos necessários à elaboração dos módulos. O primeiro deles referente à construção do banco de dados já foi concluído e foi iniciado o de análise de documentos, que consistirá na análise detalhada da documentação enviada, via sistema, pelo usuário interessado no processo de regularização fundiária.

Após essa fase, os técnicos prosseguem com a definição dos requisitos dos módulos acompanhamento, transparência e integração, que também integram o Sicarf. “Uma das vantagens do Sicarf, é que os usuários dos serviços do Iterpa não precisarão mais se deslocar até o órgão para iniciar o seu processo, o que poderá ser feito de qualquer lugar onde ele esteja”, explica Hilton Cunha.     

O módulo banco de dados foi testado no ano passado nos município de Moju e Acará, passando em seguida por ajustes para começar a funcionar. Com a conclusão do Sicarf, a expectativa do órgão, segundo o técnico, é reduzir em até 80% os processos físicos em tramitação no órgão, disponibilizando os dados de maneira acessível e simplificada aos seus interessados, além de assegurar mais agilidade na resolução das demandas.